"Você não tem poder sobre mim"

Postando direto de friburgo :)

A parte 3 lá dos filmes de 2010 só vai continuar quando eu voltar pro Rio, porque exige muito tempo e paciência.

Enfim, o assunto de hoje é um filme (como sempre né) que eu vi no final do ano passado mas por algum motivo eu lembrei dele hoje (por isso a crítica não vai sair tão boa). O filme não é TERROR mas tem alguns elementos fantásticos que o enquadram mais ou menos nessa categoria.

O nome desse filme é "Labirinto - a magia do tempo", que foi lançado em 1986. O filme é uma ficção musical (com músicas do David Bowie, muito boas no filme, por sinal). A história gira em torno de Sarah (interpreteda por uma jovem e bonita Jennifer Conelly), uma menina adolescente que tem dificuldades para crescer (psicologicamente, não fisicamente ok). Ela prefere viver em um mundo de sonhos e fantasias, em vez de aceitar a realidade.

Em um momento de Stress, quando tem que cuidar de seu irmão bebê, ela deseja que o rei dos goblins (interpretado por David Bowie, que também é responsável pela trilha sonora do filme) leve seu irmãozinho chato para o mundo dele lá. Bem, ele cumpre o desejo dela e rapta o garotinho. Medrosa e cagona, Sarah, em vez de respirar aliviada, amarela e volta atrás (provavelmente por causa da bronca que ia levar da mãe depois), pedindo seu irmão de volta.

Alguém aguentaria...??????

Enfim, não lembro direito o que acontece depois mas para conseguir o garoto de volta, ela tem de atravessar um ENORME labirinto, onde nem tudo lá dentro é o que parece, para chegar no castelo do rei goblin, Jareth. O personagem do rei Jareth é um dos melhores do filme principalmente pelo espectador não saber diferenciar o mesmo entre herói e vilão em certos momentos.

O filme é muito bom e criativo, me conquistou principalmente por causa do labirinto (sei lá porque mas adoro eles). Faz várias referências a infância, também mostra como é difícil crescer e que não prescisamos abandonar os nossos sonhos e a nossa imaginação, mesmo crescidos. O cenário é um espetácuo á parte, assim como a trilha sonora. As músicas do Bowie estão muito boas no filme, principalmente as duas últimas: "AS THE WORLD FALLS DOWN" & "WITHIN YOU".

As atuações de Bowie e Conelly estão boas, eles realmente convencem no papel. Isso fica evidente na cena final entre eles, uma das melhores do filme. Nessa cena, Sarah tem que enfrentar Jareth, em uma disputa pelo poder. Na verdade para quem viu o filme e não entendeu essa parte aqui vai o que eu entendi: (SPOILER FORTE, LEIA SÓ SE TIVER VISTO O FILME) O Jareth e toda a aventura no labirinto era fruto da imaginação forte de Sarah, tudo é na verdade uma guerra interior de Sarah, onde ela tem que escolher entre a vida real e o mundo particular dela. No fim, ela escolhe o mundo real, mas ao chamar os seus amigos do labirinto, mostra que ela não rejeitou totalmente os seus sonhos, pois eles são importantes as vezes na vida (FIM DO SPOILER FORTE).

Qualquer um vai gostar do filme, também por causa da atmosfera que o contém. Toda a história no labirinto parece ser um sonho (propositalmente). Quem irá apreciar mais, serão os sonhadores que as vezes tem a necessidade de voltar para a infância e sonhar, assim como eu por exemplo :)

Nota Final: 9,5/10,0

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores