Ok, eu sei que eu disse que faria uma crítica ao novo "A Hora do Pesadelo" a mais ou menos 1 mês atrás, mas o filme é tão mas TÃO ruim que eu decidi que não perderia meu tempo fazendo uma crítica ruim para o freddy. ENTÃO, resolvi dar diks de filmes hitchcockianos para os leitores cults dessa bagaça, mesmo sabendo que só umas três pessoas leem isso aqui (minha mãe sendo um deles -q) e que nenhuma delas é cult.

Nesse post (e em outro também) eu vou comentar rapidamente 6 filmes de Alfred Hitchcock, que ficou conhecido mundialmente por fazer ótimos filmes de suspense, principalmente na década de 50. Esses 6 filmes foram escolhidos através de critérios rigorosos (importância para o mercado, qualidade, são os únicos filmes dele que eu vi, etc). Vale também dizer que até agora não me desapontei com nenhuma obra dele e que todos esses filmes já entraram para a minha lista de favoritos =)

*Disque M Para Matar (1954) ---> Estrelando uma das atrizes favoritas de Hitchcock, Grace Kelly, o filme conta a história de um homem que chantageia um amigo para este matar a sua esposa e assim, herdar seu dinheiro. Com uma trama bem planejada, a história vai ficando mais interessante conforme o filme passa, e embora o espectador já saiba o mistério da história, esta prende a atenção através de bons diálogos e do bom roteiro.

*Janela Indiscreta (1954) ---> Com James Stewart e Grace Kelly, o maior mérito do filme é conseguir criar uma história interessante e bem desenvolvida mesmo se passando praticamente TODA dentro de um apartamento. James Stewart é um fotógrafo que quebrou a perna e que por este motivo, tem de passar o dia inteiro em casa sem nada de legal pra fazer, a não ser espionar a vida dos outros pela janela. Um dia, ele suspeita que um vizinho tenha matado a esposa, e tenta provar sua tese com a ajuda de sua namorada, que em uma cena super-tensa chega até a invadir o apartamento do vizinho. O filme é inteiramente baseado nas observações do personagem com a perna quebrada sobre a vida das outras pessoas, fazendo uma boa analogia (nem sei o que isso significa ok) com o que o cinema é na realidade, a observação da vida de pessoas (fictícias) por outras pessoas (espectadores).

*O Homem que Sabia Demais (1956) ---> Estrelando James Stewart e Doris Day, o filme conta a história de um casal que em uma viagem, recebe uma informação de que um homem importante seria morto. O filho deles é sequestrado por causa disso e eles ficam tentando resgatá-lo e evitar a morte desse homem. Eu já esqueci de parte do filme, mas me lembro que a boa história e as atuações são o ponto forte do filme, que na realidade é um remake de um filme do próprio Hitchcock, da década de 30. Destaque também para Doris Day cantando no final do filme.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores